sexta-feira, 17 de setembro de 2010

o inapreensível

O INAPREENSÍVEL

Teologia talvez seja a mãe das ciências. Pois antes do homem pensar racionalmente e cientificamente sobre as coisas, já pensava no transcendente e nos seres superiores. A religião e o pensar teológico são tão antigos que se confundem com a própria origem do homem. Logo, a teologia, que um pensar sobre Deus ou, se preferir, um pensar sobre os deuses, é muito antigo e vem antes da astrologia, da geometria e da filosofia e assim por diante.
Mas, ao mesmo tempo, é um tema muito atual e que aguça a mente de qualquer ser humano. A onde quer que chegamos o pensamento e as discussões de cunho religioso se faz presente. Seja na igreja, na esquina, no trabalho, dentro de casa e até uma partida esportiva. Nações já tiveram conflitos bélicos e já se uniram por causa das divindades.   Casamentos se realizaram e já terminaram por causa das convicções religiosas. Seja mulher ou homem, pobre ou rico, negro, branco ou amarelo, douto ou indouto, romano ou judeu, todos discutem sobre teologia. Pois religião não é apenas uma questão cultural, ela faz parte da essência espiritual do ser humano. Portanto a teologia é algo comum às pessoas. Não há como não pensar em “Deus”, embora o sagrado permaneça distante e inapreensível.
Até mesmo o ateu quando escreve sobre ateologia, simplesmente discute sobre possíveis argumentos sobre a não existência de Deus. E que logo se revelam em vão, pois Deus não cabe em nossos experimentos e nem em nossa racionalidade, pois Ele transcende tudo isso. Ele pertence ao campo da fé, e por meio dessa fé tento explicar o Deus, que também é racional, afetivo e poderoso. Como disse Agostinho de Hipona: “credo ut intelligam (creio para entender), ou seja, para Agostinho o homem não entende para crer, mas crer e depois buscar compreender e se não compreender continua crendo, pois a fé vai além da razão. Deus está acima de nossa racionalidade e da nossa lógica e mesmo assim quase que a totalidade da humanidade vive sobre a lógica divina. Isso é fascinante. Por isso que sou um apaixonado por Teologia. As questões teológicas são tão fortes, que os homens viram bombas, matam e morrem por causa daquele que não se pode apalpar.
Agora, se você me perguntasse sobre o que é Teologia? Poderia lhe citar as mais diferentes definições de muitos teológos. Mas todas vão ter algo em comum - o divino e o humano. Então, seguindo certo influência bartiniana (Kal Bart), poderia dizer-lhe que Teologia é sempre um tratado sobre Deus na sua relação como o ser homano. Desse modo Teologia trata da relação Deus/homem e homem/Deus. Este é o seu tema central. È tão assim, que o próprio Senhor Jesus Cristo é Deus verdadeiro e verdadeiramente homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário