sábado, 2 de outubro de 2010

Como alcançar toda a tua família para Jesus

Um exemplo claro que o Senhor deseja salvar a nossa família é encontrado no primeiro livro da Bíblia Sagrada. O sexto, o sétimo e o oitavo capítulo do livro de Gênesis pintam um quadro drasticamente calamitoso. Os homens estavam cabalmente entreguem aos desejos canais, ao ponto de provocarem a ira do amoroso Deus. O versículo cinco do sexto capítulo diz o seguinte: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado sobre a terra e que era continuamente mau todo designo do seu coração”. Aquela geração estava completamente longe de Deus e contra o próprio Deus.
Mas em meio aquela geração corrupta e depravada, um homem por Noé, cujo nome significa repouso, chamou atenção de Deus. O capitulo sexto de Gênesis inicia descrevendo a situação pecaminosa da humanidade, mas em seguida apresenta um paradoxo, ao dizer “PORÈM” – “porém, Noé achou graça adiante do Senhor” (Gn 6. 8). O versículo seqüente afirma que esse homem era justo, íntegro entre seus contemporâneos e andava com Deus. Em meio aquela geração afastada de Deus, Noé era um autêntico servo do Senhor, não negou sua fé, tinha um bom testemunho e o buscava continuamente. Por isso que ele foi salvo e toda sua família da destruição diluviana. A família de Noé é tão importante que ela é mencionada por mais de dez vezes em Gênesis e três vezes no Novo Testamento.
Conforme o Evangelho de Mateus (Mt 24.34 -37) os dias que estamos vivendo são semelhantes aos dias de Noé. A degeneração e a maldade continuam crescendo desfreadamente. Hoje em dia todo tipo de violência, prostituição, feitiçaria, homossexualismo e incredulidade dominam os meios sociais. Porém, você precisa chamar atenção de Deus em meio dessa população afastada e carente do evangelho. Assim como Deus salvou Noé e toda sua família, ele também deseja salvar toda a sua família. Assim como Deus providenciou a arca, ele também enviou seu filho unigênito pra salvação de todo o que crê.
Mas o que podemos fazer para alcançarmos essa benção gloriosa? A benção de contemplar toda nossa família servindo ao Senhor! 
Primeiro, você não negar ao Deus que serve. Sinceramente fico imaginado quando Noé iniciou a construir aquela imensa arca. Uma grande embarcação, algo ilógico para o seu tempo. Considerando que um côvado era 17,5 polegadas, a arca, portanto media 145 metros de comprimento, 24 metros largura e 14 de altura. Levando ainda em conta que ela tinha três pavimentos, a área total era de 10345 metros quadrados, com capacidade para 13960 toneladas. Alem disso, segundo alguns teólogos, naquele tempo não havia chuva, simplesmente havia uma neblina que regava a terra. Agora aparece um homem de 500 anos anunciando que Deus destruiria a terra com um dilúvio, por meio de uma chuva torrencial, que durariam 40 dias. Tudo isso parecia de fato uma loucura. Mas mesmo diante das críticas de seus contemporâneos ele não negou sua fé e nem deixou de executar o plano de construir a arca. Em fim: ele foi salvo com toda sua família.
Por causa do evangelho, muitos e até mesmo alguns de nossos familiares, tornam nossos inimigos (Mt 10. 36). Porém mesmo adiante das críticas e da rejeição de amigos e de familiares não se pode negar a fé e nem abandonar o caminho do Senhor. Por que se abandonares o caminho do Senhor como poderá contribuir para a salvação de tua família? (I Cor 7. 16).
Certo dia Pedro questionou a Jesus: nós deixamos tudo para te seguir, inclusive nossa família, o que receberemos em troca? Jesus então respondeu que receberão nesta vida cem vezes mais de casas, irmãos, filhos, campos e no povir a vida eterna.
Em segundo lugar, não se pode falar mal da igreja que você faz é membro e de nenhuma outra comunidade evangélica. Fico pensando que a arca deveria ter muitos problemas, a começar pela construção. Dentro dela deveria ter um mau cheiro quase que intolerável provocado pelos estercos e pela urina dos animais. O barulho deveria ser muito e assim por diante. Mas não encontro Noé reclamando e nem falando mal da arca ou do projeto de Deus. Aliás, ele tem uma atitude de gratidão. É tanto assim que ele levantou um altar e ofereceu holocausto ao Senhor.
Quando difamamos a igreja duas coisas acontecem: primeiro pecamos. Pois quando difamamos a igreja, estamos na verdade falando mal de nossos irmãos. Tiago nos adverte: “irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mai da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador, mas juiz. Um só é legislador e juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo” (Tg 4.11,12). Além de pecarmos, afastamos o pecador da igreja.
Portanto, jamais fale da igreja e nem dos irmãos para seus familiares. A igreja sempre terá seus problemas. O nosso dever é pregar o evangelho. É falar da vida de Jesus. É única vida de quem vale apena ser comentada. Pois por meio de sua vida ele nos deu a vida eterna.
Terceiro, você precisa da um testemunho cristão dentro do seu lar. Noé era um homem de um testemunho inatingível. Moisés resume a história deste homem da seguinte forma: “eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre seus contemporâneos; Noé andava com Deus” (Gn 6. 9). Ele é um dos três homens mais justo de toda a historia humana (Ez 14.14). E por causa de seu forte caráter conseguiu influenciar sua esposa, seus filhos e suas noras, levando-os a crerem na mensagem divina.
O apóstolo Pedro ensinou que a esposa cristã pode ganhar seu esposo sem palavras, simplesmente pelo seu testemunho de vida cristã, se não veja suas palavras: “mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece a palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor” ( I Pd 3.1,2).
Portanto, se quisermos alcançar nossa família para Cristo é imperativo darmos um exemplar testemunho de vida cristã dentro de nosso lar. O lar é um lugar onde passa os maiores desafios da vida, quem nele vencer, está pronto para vencer em outras áreas da vida. Se conseguirmos ser crentes dentro de lar e desfrutar dentro dele de uma boa reputação, seremos tidos como verdadeiros cristãos e influenciaremos o mundo com a mensagem do evangelho. 
Em quarto lugar, você precisa buscar a Deus intensamente em oração. A Bíblia nos fala em Jeremias que Noé era um homem de oração. Ele andava com Deus e quem anda com Deus inevitavelmente se comunicam entre si. Então Noé de fato orava. É isso que precisamos fazer: orar e interceder pelos nossos familiares, pois o desejo de Deus é que todos sejam salvos e venham ao pleno conhecimento da verdade. Falando nisso, lembro de uma vizinha por de nome de Carmosina. Era uma crente convicta, pentecostal e que orava todas as madrugadas pela salvação seus vizinhos e Deus respondeu sua oração. Muitos de minha rua foram salvos, inclusive minha família. Todos estão aos pés de Cristo.
Por ultimo, sem querem dissecar todo o assunto, você precisa ter fé. A Bíblia da seguinte testemunho da fé de Noé: “pela fé, Noé, divinamente instruído acerca dos acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e tornou herdeiro da justiça que vem pela fé” (Hb 11. 7). Sem é impossível colocar os nossos familiares aos pés da cruz de Cristo. É preciso crer de todo o coração, assim como o agente penitenciário creu e alcançou a libertação de todos os de sua casa, sendo batizados por Paulo (At 16. 27 – 34).
Continue crendo e buscando a Deus em oração, dando um bom testemunho de crente, de tal forma que se alguém falar mal de você seja tido por mentiroso. Seja um influenciador cristão dentro de teu lar até mesmo sem palavras. Ganhem pela fé todos para o Senhor Jesus Cristo. Vale apena lembrar: “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31).  
Pr Joventino Barros Santana (Bacharel em Teologia, Pedagogo e licenciado em Filosofia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário